- Área: 290 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Žiga Lovšin
Exterior
A Residência M encontra-se em uma área que representa uma típica paisagem eslovena. Por isso, o desenho surge de elementos arquitetônicos padrão dentre os quais, um é dominante - a cobertura de duas águas.
A residência é composta por três volumes alongados com uma cobertura simétrica de duas águas, que se estabelece criando uma organização dinâmica. Acomoda e atende as necessidades da família moderna e oferece o mais alto nível de conforto e qualidade de vida.
A fachada uniforme e a cobertura enfatizam a dinâmica dos três volumes sobretudo com a combinação de tons claros e escuros, assim como o uso dos próprios materiais - padrão de painéis de madeira e painéis de fibrocimento. A fachada de contraste claro-escuro complementa o bosque próximo e sua paisagem circuncidante. O resultado final apresenta uma casa ideal para o cliente e uma adição de qualidade à topografia residencial eslovena também.
Interior
A residência unifamiliar é composta por três elementos alongados que originam plantas dinâmicas. Os volumes estão conectados entre si no nível do térreo e formam uma área central grande onde a família passa a maior parte do tempo - que abriga a cozinha e a sala de jantar.
Todo o térreo é aberto e iluminado, onde as superfícies grandes de vidro, cuidadosamente posicionadas, conduzem ao terraço com vista para a pradaria, colinas e bosques. A planta superior do volume médio dispõe de dormitórios para as crianças com banheiro privado e closets.
O contraste da cor do interior não é tão forte como do exterior - prevalecem os tons naturais, os padrões madeira e as superfícies de paredes brancas. O objeto dominante é a escada central, cuidadosamente desenhada que também representa o coração do edifício.